O maravilhoso e complexo mundo das milhas: jogue o jogo a seu favor

Os programas de incentivo ou de fidelidade ou de milhagem (vários nomes para um mesmo significado) têm um único objetivo: fazer com que você e eu (consumidores) compremos determinado produto ou serviço de determinado(a) fornecedor(a) mais de uma vez. É uma relação de longo prazo (life time value).

Em troca dessa preferência de consumo, recebemos PONTOS (ou MILHAS) que podem ser utilizados para trocar por produtos e/ou serviços.

Tem programa de fidelidade para todos os gostos:

  • Postos de gasolina (PREMMIA dos Postos BR, KM de vantagens dos Postos Ipiranga, etc);
  • Cartão de crédito (LIVELO, Sempre Presente, etc);
  • Companhias aéreas (SMILES, Tudo Azul, MULTIPLUS, etc);
  • E até de restaurantes (1 refeição grátis a cada 10 pagas).

O melhor programa para você vai depender do seu objetivo. Passagem aérea? Hospedagem? Abastecer seu carro e/ou moto? Badulaques e coisas do gênero? Ingressos para shows e eventos? Sim, opções de resgate para todos os gostos têm de sobra.

Como funciona? Grosso modo, os pontos obtidos dependem dos valores gastos. Alguns possuem a relação R$ 1,00 = 1 ponto (exemplo: PREMMIA).

Outros, fazem a conversão do seu gasto em dólar e daí vem a relação ponto/gasto (exemplo: programas de incentivo de cartões de crédito). Tem programa que oferece 2 pontos para cada dólar gasto; outros, 1,5 para cada dólar e por aí vai. Quanto maior o status do cartão (gold, internacional, black, infinite), maior será a conversão dólar/ponto. Dificilmente você vai encontrar algo diferente disso.

Em programas de fidelidade de companhias aéreas, a relação é por milhas voadas. Quanto mais voa, maiores as milhas acumuladas. Dentro dos programas, existem categorias de clientes (prata, ouro e diamante no SMILES, por exemplo); quanto maior o status do cliente, maior o acúmulo e outras vantagens oferecidas (embarque prioritária, aumento da franquia de bagagem, etc).

Além das milhas, alguns programas oferecem os CLUBES (SMILES, TUDOAZUL, etc) com acúmulo mensal de milhas em troca de uma mensalidade. É uma maneira de acumular pontos mais rápido e também melhorar seu status na companhia aérea (ALERTA: NEM SEMPRE VALE O CUSTO x BENEFÍCIO – VAMOS FALAR SOBRE ISSO EM OUTRO POST).

Como melhorar minha pontuação? Toda programa de incentivo tem parceiros – lojas em que os gastos valem mais pontos que o normal (exemplo: a cada R$ 1,00 em compras na DAFITI e NETSHOES, você acumula 3 pontos LIVELO). Você pode encontrar isso no homepage do seu programa de fidelidade e se informar sobre isso.

Outra coisa que pode ajudar: se você tem um programa de fidelidade de cartão de crédito e, normalmente transfere esses pontos para um programa de fidelidade de companhia aérea, vale a pena esperar promoções antes de efetuar a transferência. Black Friday, Promoções de Aniversário e outras datas comemorativas são boas oportunidades para aumentar sua pontuação. A LIVELO tem feito ótimas promoções de transferência com bônus para as companhias aéreas parceiras como TUDOAZUL e SMILES. Como a maioria dos pontos acumulados em programas de incentivo tem validade de pelo menos 1 ano, vale a pena segurar a ansiedade e esperar por essas promoções que falei (normalmente tem umas 4 por ano, dependendo do programa de fidelidade que você tem).

Nesse sentido, nem sempre vale a pena você ter um programa de fidelidade de um cartão de crédito atrelado diretamente a uma companhia aérea porque a transferência de pontos é automática (a menos é claro que haja algum bônus atrelado a um gasto mínimo no cartão e outras vantagens como o cartão de crédito TUDO AZUL ITAUCARD em 2019)

Então, veja só:

  • se você tem um cartão de crédito com pontuação razoável (depende da sua renda e do banco que você trabalha);
  • se você aproveita promoções de gastos em empresas parceiras para maior pontuação;
  • e se você aguarda bônus antes de transferir suas milhas para sua companhia aérea de preferência…

PARABÉNS! Você consegue fazer o que a maioria não faz e, assim, melhora o acúmulo de pontos de seu programa de incentivo!

Mais um exemplo: abastecimento com o SEM PARAR nos postos da Petrobrás pontuavam 4 vezes mais no PREMMIA. 4 vezes mais! E na hora do resgate é possível escolher entre diversos produtos, inclusive transferência para programas de milhagem de companhia parceira, o TUDOAZUL.

Desse modo, se você quer usar seus pontos e milhas para trocar por passagem aérea na AZUL, TODOS OS SEUS PRINCIPAIS GASTOS podem contribuir para isso:

  • Escolher cartão de crédito com boa conversão gasto/ponto;
  • Preferir gastos em empresas parceiras para aumentar o acúmulo de pontos;
  • Aguardar bônus de transferência;
  • Ter um programa de incentivo de abastecimento de automóvel que possibilite a transferência para a empresa aérea de sua transferência.

O QUE EU FAÇO

Disclaimer: AQUI NÃO É RECOMENDAÇÃO PARA NINGUÉM, APENAS É O DEPOIMENTO DE ALGO QUE TEM RESOLVIDO PARA MIM, ADEQUADO PARA MEU ESTILO DE VIDA, SUJEITO A MUDANÇA CASO AS REGRAS DOS PROGRAMAS EM USO SEJAM ALTERADAS.

Hoje, o maior gasto de viagem é passagem aérea. Por isso, concentro meus resgates nisso nos programas de recompensa que participo.

Meus gastos do cartão de crédito são do programa de incentivo da LIVELO. Uso também o TUDO AZUL ITAUCARD por causa do excelente bônus mensal oferecido (pelo menos em 2019 foi assim), que praticamente dobram meus pontos e são transferidos direto para minha conta de milhagem da AZUL. Por fim, abasteço meu carro nos postos Petrobrás por causa do PREMMIA e transfiro os pontos também para a AZUL.

Desse modo, uso 3 programas de recompensa (LIVELO, ITAUCARD, PREMMIA) com um único objetivo: passagem aérea na AZUL.

Caso outra companhia aérea seja sua preferida ou seu objetivo de resgate seja outro, utilize os princípios aqui discorridos:

  • Foco no que você quer resgatar (um objetivo específico é mais fácil de atingir do que 30);
  • Atenção para promoções para transferência de pontos (bônus) e compras em empresas parceiras.

Vai na minha que seus resgates vão “encurtar” e você ficará mais feliz.

E agora? Com as milhas “a mais” que você vai acumular com essas dicas, vale a pena ou não vendê-las? Confira aqui nossa opinião.

Publicado por leandrodall

Acredito que a vida pode ser EXTRAORDINÁRIA, não importa a circunstância. Cresci em um conjunto habitacional (antes o nome era BNH, agora é COHAB), onde vivi momentos lindos, mas também (bem) desafiantes. Com muito estudo, trabalho e fé tenho vivido. Administrador de empresas por formação, copywriter e escritor por paixão, viajante por hobby, minha maior aventura começou quando conheci a Jú, esposa e companheira em todas as horas (seja dia, seja noite, ela tá lá, digo, aqui do meu lado). Temos rodado o Brasil e o mundo há pelo menos 10 anos, viajando por conta própria e na raça. Decidimos compartilhar nossas experiências, de maneira leve, prática e divertida, para incentivar outras pessoas a descobrirem suas próprias aventuras. Seja o protagonista, roteirista e diretor de sua vida. Por que não começar a viajar mais e melhor HOJE? AGORA VAI!!!

2 comentários em “O maravilhoso e complexo mundo das milhas: jogue o jogo a seu favor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: