SANTIAGO RAIZ

Santiago (capital do Chile) é aquela cidade que poucos falam, mas todos (que conhecem) gostam. Mais perto do que você pensa (cerca de 4 horas de voo a partir de São Paulo), com esse novo “normal” de dólar alto, é uma excelente opção de viagem internacional para um orçamento mais enxuto (1 Peso chileno igual a 0,0054 Real).

Uma viagem de 5 dias, por exemplo, para 2 pessoas, teria um custo de cerca de R$ 3.500,00 (estimativas do excelente site https://quantocustaviajar.com/chile/santiago).

E, fiquem tranquilos, aqui não é uma viagem de consolação (sabe aquela “medalha” que todo ganha em uma “competição” para ninguém ficar triste? Esquece que não tem nada a ver). Santiago, além de ser uma cidade segura, com boa mobilidade, possui atrações interessantes e um povo simpático. Tem o lado histórico (raiz), o contemporâneo e o natureza.

Vamos explorar o melhor de cada um deles, começando com um pouco de história.

O MUSEO CHILENO DE ARTE PRECOLOMBINO possui excelente acervo sobre a população nativa do continente americano, antes da chegada dos exploradores espanhóis e portugueses. Muito bem conservado e com um audioguia detalhado sem ser chato (baixe o APP da atração para ter acesso), é uma boa pedida para aquele rolê no centro histórico da capital chilena.

  • Endereço: Bandera 361 ( esquina das ruas Bandera e Compañía, a uma quadra da Plaza de Armas);
  • Telefone: +56 2 2928 1500;
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 18 horas (fechado às segundas-feiras e nas seguintes datas: 1° janeiro; 19 de abril; 1° de maio; 18 e 19 de setembro e 25 de dezembro);
  • Preço do ingresso: 8 mil pesos chilenos.

E já que você está no CENTRO, não deixe de dar uma passada na PLAZA DE ARMAS (principal praça de Santiago) e no PALÁCIO LA MONEDA (sede do governo chileno).

A praça, não tem muita novidade. É tirar umas fotos, sentar um pouco no banco e sair para o próximo passeio.

LA MONEDA, já é outra história. Um dos pontos turísticos mais visitados do Chile, possui um centro cultural com exposições interessantes, além de ter periodicamente a cerimônia de troca da guarda (dura 40 minutos e começa pontualmente às 9h50m, em dias de semana, e às 10h50m, em feriados e finais de semana). Para aproveitar o máximo desse evento (que é tipo um desfile como o nosso 7 de setembro), você pode ver o início na Plaza da Ciudadania e acompanhar o cortejo até a Plaza de la Constituición (onde fica o La Moneda).

Outra coisa legal: você pode entrar dentro do La Moneda (poucas pessoas sabem disso). Para isso, é necessário fazer um agendamento junto ao Governo Chileno (clique aqui para o link). As visitas ocorrem de segunda a sexta-feiras no período da manhã (9h30m e 11h) e da tarde (15h e 16h30m). O percurso é bem bacana, incluindo o gabinete do presidente, sala de espera para encontro com chefes de estado, salão de almoço/jantar oficial, pátio dos canhões, capela, entre outros. Vale a pena se programar e agendar.

Vamos colocar um pouco de arte nessa história. Impossível visitar Santiago e não conhecer uma das casas do poeta Pablo Neruda: LA CHASCONA. Localizada no Bairro Bellavista, essa bela construção é um passeio sobre a vida desse artista das letras. É uma mistura de construção, literatura e belos jardins. São 3 pisos de construção, interligadas por escadas e caminhos repletos por exuberante vegetação. Vale a pena o passeio.

  • Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago;
  • Telefone: +56 2 2777 8741;
  • Funcionamento: janeiro e fevereiro: de terça a domingo das 10 às 19 horas; março a dezembro: de terça a domingo das 10 às 18 horas (fechado às segundas-feiras);
  • Preço do ingresso: 7 mil pesos chilenos;
  • Maiores informações: https://fundacionneruda.org/museos/casa-museo-la-chascona/

Para Santiago natureza, clique aqui e conheça nossa sugestão de roteiro.

E por que não incluir uma Santiago contemporânea? Clique aqui e conheça um pouco mais.

E tudo junto e misturado? Melhor ainda. Faça sua viagem do seu jeito. Viva mais e melhor.

Publicado por leandrodall

Acredito que a vida pode ser EXTRAORDINÁRIA, não importa a circunstância. Cresci em um conjunto habitacional (antes o nome era BNH, agora é COHAB), onde vivi momentos lindos, mas também (bem) desafiantes. Com muito estudo, trabalho e fé tenho vivido. Administrador de empresas por formação, copywriter e escritor por paixão, viajante por hobby, minha maior aventura começou quando conheci a Jú, esposa e companheira em todas as horas (seja dia, seja noite, ela tá lá, digo, aqui do meu lado). Temos rodado o Brasil e o mundo há pelo menos 10 anos, viajando por conta própria e na raça. Decidimos compartilhar nossas experiências, de maneira leve, prática e divertida, para incentivar outras pessoas a descobrirem suas próprias aventuras. Seja o protagonista, roteirista e diretor de sua vida. Por que não começar a viajar mais e melhor HOJE? AGORA VAI!!!

2 comentários em “SANTIAGO RAIZ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: