11 de fevereiro de 2020

E o OSCAR vai para…

Por leandrodall

O que Brasília, Florianópolis e Viracopos tem em comum?

De acordo com pesquisa divulgada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, os aeroportos de Brasília, Florianópolis e Viracopos (Campinas) são considerados os melhores do Brasil pelos viajantes.

Ao todo, são 38 indicadores, separados em 5 categorias (infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, órgãos públicos, companhias aéreas e transporte público) que medem a satisfação dos passageiros. E a boa notícia: é que a satisfação dos viajantes está em alta e aumentando ano a ano!

Dos mencionados índices, o com melhor avaliação é o relativo a cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in (nota 4,72) e o com pior nota é custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes (nota 3). As notas vão de 1 (ruim) a 5 (bom).

O período da avaliação comentada é relativa ao último trimestre de 2019 (outubro a dezembro). Foram entrevistados quase 25 mil viajantes, dos 20 maiores terminais de passageiros do Brasil (responsáveis por 87% dos passageiros transportados).

Desde que esse levantamento começou a ser feito (2013), o período avaliado foi o que alcançou melhores notas.

O ranking dos melhores é dividido pelo número de passageiros transportes: até 5 milhões, entre 5 e 15 milhões e acima de 15 milhões. Os campeões, anteriormente anunciados, são, respectivamente Florianópolis, Viracopos e Brasília.

Aliás, fizemos um post bem bacana sobre o novo aeroporto de Floripa (acesse aqui). O lugar tá com aquele xero de novo, sabe? Mais um motivo (como se precisasse) para visitar a queridinha.

Moral da história: as concessões (privatizações) de aeroportos têm feito bem para nós, viajantes.

É um caminho sem volta para o desenvolvimento e a democratização das viagens nacionais e internacionais restando, agora, o barateamento das passagens aéreas como meta a ser alcançada em um futuro (espero) não muito distante (veja nosso post sobre novidades que impactam o valor da passagem).

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-02/florianopolis-viracopos-e-brasilia-sao-os-melhores-aeroportos-do-pais