3 de março de 2020

Para quem curte fotografia , mirante e livros

Por leandrodall

O Instituto Moreira Salles é um complexo cultural no começo da Avenida Paulista (n° 2424), com tudo o que a gente gosta: livros, exposições fotográficas, mirante e comes e bebes de qualidade.

Tudo de muito bom gosto e gratuito (excesso pela filmoteca e comes e bebes).

As exposições tem como foco elementos audiovisuais, especialmente fotografia.

Hoje tive o privilégio de visitar parte do acervo de 2 grandes fotógrafos, cujos lentes registraram, de maneira interessante, os contrastes de nosso Brasil: Peter Scheier e Maureen Bisilliat.

O arquivo Peter Scheier, resultado de criteriosa seleção entre mais de 35 mil fotos, traçam a trajetória desse alemão radicado no Brasil.

Nas palavras da curadora da exposição, Sra. Heloisa Espada, referido acervo não apresenta uma síntese do Brasil, mas, antes, uma [visão da] realidade contraditória e de difícil leitura.

A exposição sobre Peter Scheier vai até o dia 24/5/2020.

A exposição Agora ou Nunca – Devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat tem uma pegada mais social. A artista, reconhecida no meio das artes visuais pelas suas fotografias, deixou essa atividade em meados da década de 1980.

Desse então, passou a se dedicar à gestão cultural e à produção de livros e documentários.

A exposição em questão é audiovisual, dinâmica e interessante. Nos dizeres de Maureen Bisilliat “de temerosa responsabilidade o debruçar sobre as tradições de um país. Pelos erros e acertos, e pelo que vi e que não captei, peço compreensão.”

Devolução vai até o próximo dia 5/4/2020.

Há também uma exposição audiovisual sobre a cidade de São Paulo, mostrando a evolução dessa capital tão desigual e tão vibrante.

Para concluir, não deixe de visitar o quinto andar do complexo. Há um mirante…

… uma livraria…

… e um belo café para aquela parada estratégica.

No térreo, há o bacaninha restaurante Balaio com um cardápio para todos os gostos.

Quer mais ideias de roteiro na Avenida Paulista? Veja nossas ideias para um domingo na mais paulista das avenidas da cidade e curta o que a capital de São Paulo tem de melhor.