O que fazer se você tem viagem marcada (atualizações sobre o coronavírus)

No começo do ano, publicamos post a respeito do covid-19 (confira aqui). À época, o contágio estava restrito à China e a uns poucos países asiáticos. De lá pra cá, a situação é diferente.

De acordo com o site Worldometer (estatísticas em tempo real), temos, até o momento 139.074 casos e 5.116 mortes, espalhados em 133 países.

Fonte: Worldometer (www.worldometers.info)
Fonte: Worldometer (www.worldometers.info)

Apesar da baixa mortalidade da doença (cerca de 3%) e do grau de contágio ser inferior a doenças como Sarampo, Varíola e Caxumba, o número de casos tem se expandido rapidamente. Exceto na China, nos demais países os contaminados pelo vírus não param de crescer.

Medidas como restrição temporária de fronteiras, proibição de eventos com mais de 100 pessoas, fechamento temporário de casas noturnas, de espaços culturais e de entretenimento (museus, exposições e parques temáticos), tomadas por países europeus (confira aqui), são importantes nesse momento em prol do bem maior.

No entanto, como fica quem tem viagem marcada? o que fazer nesse momento?

A resposta inicial é NÃO FAÇA NADA. Se o cancelamento de sua viagem partir de você, ou seja, se a desistência for voluntária, haverá uma taxa a ser paga para a companhia aérea, hotel e/ou agência de turismo. O ideal é que você espere que entrem em contato para cancelar ou postegar seu passeio.

Agora, se sua viagem estiver próxima, aí não tem jeito. Tome a iniciativa do contato, exponha a situação e discuta uma saída. Como se trata de uma pandemia (vide declaração da Organização Mundial de Saúde) e há uma série de restrições em curso para os viajantes, será interesse de todos uma solução satisfatória para ambas as partes. Conte também com a ajuda de órgãos de defesa ao consumidor (PROCON) se houver impasses. Em último caso, sempre há a possibilidade de demandar judicialmente.

Não custa lembrar que cuidados básicos de higiene, evitar aglomerações e ter uma vida saudável são a melhor prevenção. Fuja também das fake news – confira a fonte da informação e não se deixe levar pelo efeito manada.

Também vale a máxima de que depois da tempestade vem a bonança.

Essa pandemia tem acertado em cheio a economia (quem opera na bolsa de valores sabe do que estou falando), especialmente a indústria do turismo.

A primeira vítima foi a companhia área regional Flybe que entrou com pedido de falência em 5/3/2020 (confira aqui). Não dá pra prever quanto tempo ainda vai durar a situação que estamos vivendo. O fato é que um país como a Itália, cujo turismo é uma grande fonte de receita e geradora de empregos, não vai permanecer fechado durante muito tempo.

Logo logo vão começar a surgir promoções de passagens aéreas / hospedagem / pacotes para recuperação da economia, como essa da AirAsia: 6 milhões de passagens aéreas pagando, em alguns casos, apenas os custos de embarque para destinos como Malásia, Singapura e Bali (confira aqui).

Por isso, não custa enfatizar: MUITA CALMA NESSA HORA. Vai passar.

Publicado por leandrodall

Acredito que a vida pode ser EXTRAORDINÁRIA, não importa a circunstância. Cresci em um conjunto habitacional (antes o nome era BNH, agora é COHAB), onde vivi momentos lindos, mas também (bem) desafiantes. Com muito estudo, trabalho e fé tenho vivido. Administrador de empresas por formação, copywriter e escritor por paixão, viajante por hobby, minha maior aventura começou quando conheci a Jú, esposa e companheira em todas as horas (seja dia, seja noite, ela tá lá, digo, aqui do meu lado). Temos rodado o Brasil e o mundo há pelo menos 10 anos, viajando por conta própria e na raça. Decidimos compartilhar nossas experiências, de maneira leve, prática e divertida, para incentivar outras pessoas a descobrirem suas próprias aventuras. Seja o protagonista, roteirista e diretor de sua vida. Por que não começar a viajar mais e melhor HOJE? AGORA VAI!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: