2 de junho de 2020

Os 3 medos de Elon Musk

Por leandrodall

Fãs de Star Wars e Star Trek tremei e vibrai: viagens intergalácticas estão mais próximas! E o feito da semana passada indica a realização desse sonho!

Até então, viagens espaciais eram consideradas temas de ficção científica. A ideia de colonização de outros mundos, algo maluco. Risível em alguns círculos inclusive. Mas, o devaneio está se tornando uma possibilidade real e Barack Obama, o último presidente democrata norte-americano, tem grande participação nisso.

Desde a sua administração, a NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) foi autorizada a celebrar parcerias com empresas privadas para levar seus astronautas ao espaço sideral. As duas selecionadas – SpaceX e Boeing – lutavam contra o relógio para ver quem conseguiria realizar a façanha em primeiro lugar.

A semana passada nos trouxe a companhia vencedora: SpaceX do bilionário sul-africano, canadense e norte-americano, Elon Musk.

Essa primeira viagem teve como objetivo levar os astronautas da NASA para a ISS (International Space Station ou Estação Espacial Internacional), saindo da Flórida. Fazia 9 anos que isso não acontecia, desde que os antigos ônibus espaciais norte-americanos foram aposentados e os EUA dependiam de “carona” dos camaradas russos para o espaço em troca de alguns milhões de dólares.

Fã declarado de ficção científica, ele não escondeu a alegria da conquista realizada, após 18 anos de trabalho árduo (e algumas explosões sem deixar feridos).

O sucesso da SpaceX abre a possibilidade do início da exploração comercial e turística de viagens ao espaço. Ainda não há uma data, ainda não um custo, mas o fato que é um marco na aviação-espacial comercial. E diria que seria a inauguração de um nível-mega-blaster de ostentação.

Imagine só, você feliz porque acabou de voltar da Disney e aquele seu amigo esnobe comentando que pensava que Marte fosse mais vermelho??? E ainda emenda que a chuva de asteroide causou um pouquinho de turbulência, mas nada que atrapalhasse o degustar das iguarias marcianas! É o fim, né?

A nova fronteira espacial seria a solução para 2 das 3 maiores ameaças que Elon Musk enxerga para a Terra: guerra nuclear e aquecimento global. Uma nova colonização seria a solução, já que, pelo visto, no geral, a galera não está muito preocupada em deixar um planeta para as gerações futuras.

Mas, para que isso aconteça, os computadores teriam que ser legais conosco – não realizando o terceiro grande receio de Musk. Será?

Alphazero, Siri e Alexa: lembrem que falei bem de vocês!

Anúncios