22 de junho de 2020

Dubai abre as portas e a festa é para todos (inclusive brasileiros)

Por leandrodall

É isso mesmo: a partir do dia 7 de julho de 2020, Dubai está aberta para turismo, inclusive para nós, brasileiros, desde que satisfeitas algumas condições! Vale para todas as nacionalidades, como veremos a seguir.

Em recente comunicado publicado na página oficial do Comitê de Crises e Desastres de Dubai (Supreme Committee of Crisis and Disaster), visitantes internacionais estão liberados, desde que preenchidas as seguintes condições:

  • Realização de exame PCR em até 4 dias antes da data da viagem e testar negativo para a Covid-19. Há também a opção de realizar esse teste exatamente no aeroporto;
  • Baixar app de acompanhamento de saúde (COVID-19 DXB), registrando todos os detalhes;
  • Preencher declaração de estado de saúde e entregar por ocasião do embarque;
  • Contratar seguro saúde e demonstrar comprovante.

É também importante ressaltar que, no caso do turista apresentar algum sintoma, a companhia aérea pode ser recusar a embarcá-lo.

É bom destacar, ainda, que todos viajantes serão submetidos a medição de temperatura no aeroporto de Dubai e, caso as autoridades aeroportuárias julguem necessário, novo teste de detecção da Covid-19 poderá ser aplicado.

Caso teste positivo, o visitante ficará em isolamento durante 14 dias. Os custos médicos e de hospedagem ficam, naturalmente a cargo do viajante (o que vai encarecer a viagem).

Recebo com otimismo moderado essa notícia. A parte positiva é a abertura de fronteiras para todos os visitantes, sem discriminação de nacionalidade. É legal ver esse novo normal se desenhando para o turismo.

A parte que recebo com ressalva é justamente a operacionalização desse procedimento. Qual o custo do teste em Dubai? Qual o critério para ter que fazer esse teste novamente? Como será o isolamento em Dubai, caso tenha sido testado positivo?

De todo modo, é uma iniciativa interessante de um dos maiores destinos do Oriente Médio, podendo até servir de modelo para eventuais novas aberturas de fronteiras. A íntegra do comunicado (em inglês) das autoridades de Dubai, você pode acessar clicando aqui.

Minha sugestão? Esperar um pouco para verificar como essas iniciativas estão sendo operacionalizadas, antes de tomar qualquer decisão.

P.S.: Importante ressaltar que não é necessário visto de entrada para Dubai (exigência caiu em 2018 com acordo bilateral entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos)