29 de junho de 2020

O superpoder de Bill Gates

Por leandrodall

A lista de nomes é conhecida. Tenho certeza que você já ouviu esses nomes aqui:

  • Jeff Bezos (fundador e CEO da Amazon);
  • Bill Gates (fundador da Microsoft);
  • Oprah Winfrey (dispensa qualquer apresentação);
  • Warren Buffet (maior investidor do mundo);
  • Elon Musk (fundador e CEO da Tesla e SpaceX).

As semelhanças vão além de serem bilionários e bem-sucedidos em suas áreas de atuação. Sim, eles têm uma característica em comum, que eles mesmos atribuem a grande parte das conquistas: MUITA LEITURA.

Bill Gates lê cerca de 50 livros por ano, ou seja, praticamente 1 por semana. Questiona sobre o superpoder que gostaria de ter, caso fosse possível escolher, Gates respondeu, sem pestanejar, ler mais rápido!

Elon Musk, cuja SpaceX foi a primeira empresa privada norte-americana a transportar astronautas da NASA para a Estação Internacional Espacial (saiba mais aqui), sempre que perguntado como aprendeu a construir foguetes, apenas responde: Eu li livros.

O oráculo de Omaha, Warren Buffet, o maior investidor de todos os tempos, investe 5 horas do seu dia, em leitura. Atribui seu sucesso a esse hábito.

Poderíamos falar de tantos outros homens e mulheres de sucesso e encontraríamos essa característica em comum. A leitura é a principal ferramenta de aprendizado dos que são bem-sucedidos.

Devorar livros, porém, não garante o sucesso de ninguém. O conhecimento, sem prática, acaba empoeirando e, eventualmente, esquecido. É necessário executar o aprendido, por a roda para girar, experimentar. A grande questão é que a teoria, na prática, é outra.

Terão acertos e terão erros e sempre tudo será um grande aprendizado. Melhorar sempre, buscando alcançar o alvo e, caso erre, erre diferente.

Nesse aspecto, a regra das 10 mil horas é uma meia-verdade. Você praticar 10 mil horas algo errado, não te fará melhor. Se, por exemplo, você sacar 10 mil horas errado no tênis, você continuará péssimo no jogo e – pior ainda – mais velho.

A prática de sucesso é a que aprende com erros. Reforçar aquilo que você está mandando bem é essencial. Corrigir as suas fraquezas, isso é extraordinário. Focar no desenvolvimento é o que distingue quem chega lá e quem fica no meio do caminho.

A melhor maneira é fazendo uma avaliação sincera do que você tem errado e do que tem acertado.

Você, vestibulando e vestibulando, concurseiro e concurseira, qualquer que deseje obter um lugar no pódio, precisa focar naquilo que pode te reprovar. Não adianta tirar A em matemática e E em português. Não passa em concurso quem gabarita as matérias de Direito e falha em Contabilidade. É preciso aperfeiçoar o que te afunda e manter o que te destaca.

É o feedback que te dá essa ideia. Com os resultados passadas, você sabe onde focar para conquistar seus objetivos. Agora, apenas olhar para o passado não resolve. É necessário olhar para o futuro. Como?

O feedforward é a ferramenta para, a partir dos erros do passado, planejar seu futuro, traçando objetivos de curto prazo para alcançar suas metas. Por exemplo, preciso melhorar meu conhecimento em Química. Vou fazê-lo por meio de estudos teóricos de 1 hora por dia, seguido por mais 1 hora de exercícios. Após as correções, sei onde ainda preciso melhorar e vou avançando.

Como a vida só começa após a faculdade/concurso, a aprendizado continuará e a boa literatura é a melhor maneira de fazê-lo. Escolha uma área para desenvolvimento e foque na melhor literatura disponível. Tenha um plano diário de leitura e teste o conhecimento adquirido.

Pensando nisso, deixo a sugestão de 3 livros que vão fazer a diferença na sua vida – como tem feito na minha. Seja a fase que você estiver, esse pequeno acervo vai ajudar você a conquistar seus objetivos. Confira:

RÁPIDO E DEVAGAR: DUAS FORMAS DE PENSAR de Daniel Kaheman: livro bacana que analisa como tomamos nossas decisões. E você vai se surpreender – alerta de spoiler – que somos muito mais irracionais do que gostaríamos de ser!

O psicólogo, laureado com um Nobel, explora as 2 maneira do ser humano pensar: 1 é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, analítica e lógica. Ambas têm suas vantagens e desvantagens e a melhor maneira de aproveitá-las é explorada nesse delicioso livro.

OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA de T. Harv Eker: livro de poucas páginas, mas profundo, analisa alguns hábitos que pessoas bem-sucedidas possuem. É interessante que muitas crenças, aprendidas desde criança, podem estar travando o nosso sucesso. Por isso, Eker derruba vários mitos sobre dinheiro, sucesso e status, abrindo nossa mente para novas possibilidades e realizações.

Destaco a parte em que o autor explora principais práticos para uma vida de sucesso, dicas simples e, infelizmente, em desuso: assumir responsabilidade pelas suas escolhas, buscar melhorar sempre, jogar para ganhar, pensar grande, focar no que de bom pode acontecer e cercar-se de pessoas que torçam por você.

O TERCEIRO E O MAIS IMPORTANTE é o Livro mais completo que conheço. Não começo o dia sem lê-lo. Nele encontro CONSELHOS SOBRE RELACIONAMENTOS, LIDERANÇA, PLANEJAMENTO DE VIDA, PLANEJAMENTO FINANCEIRO, ESTRATÉGIA e até ENTRETENIMENTO.

É a Bíblia.

Independente de sua crença, é um livro com lições válidas e relevantes ainda nos dias de hoje. Tem princípios atemporais que enriquecem seus seguidores. Não tem ideia por onde começar? Comece com os livros de sabedoria escritos por Salomão (Provérbios e Eclesiastes). Siga para os Salmos do grande Rei Davi. Aprenda um pouco de história, liderança e estratégia militar nos livros de Reis. Saiba mais como se relacionar com Deus e com os semelhantes nos 4 primeiros livros do Novo Testamento (Mateus, Lucas, Marcos e João).

Aproveite a quarentena e fique em casa para se aperfeiçoar e para VIVER MAIS e MELHOR.

Ao Seu Sucesso. À sua Saúde. À Sua Felicidade.

Leandro Dall

P.S.: CASO PREFIRA, OUÇA ESSA MATÉRIA EM NOSSO PODCAST (clique aqui)!