arche de triumph
15 de outubro de 2020

A polêmica réplica de Paris – você consegue ver a diferença?

Por leandrodall

Distante 10.000 km de Paris, na costa leste da China, uma réplica idêntica da Torre Eiffel desponta no horizonte de Tianducheng. Conhecida como a “Paris do Oriente”, a cidade chinesa tem também seu próprio Arco do Triunfo, sua Champs-Élysées, seu Jardim de Luxemburgo e até seu Jardim de Versalhes.

Localizada na província de Zheijang, a Tianducheng foi concebida para ter um ar de cidade europeia. Como a maior parte dos projetos imobiliários chineses, primeiro a cidade é construída e depois habitada.

Construída há mais de dez anos, a cidade ainda é pouco povoada, atingindo 30 mil habitantes em 2017.

Hoje, a procura por Tianducheng tem aumentado. Olhares curiosos buscam conhecer a exótica cidade. Pessoas que procuram um cenário deslumbrante para uma sessão de fotos também comparecem.

A principal queixa é o céu da cidade – normalmente cinza por causa da poluição das indústrias da região.

Será que você consegue distinguir qual foto é de Paris e qual é de Tianducheng?

Jardim de Luxemburgo
Jardim de Versalhes
Torre Eiffel
Estátua do Museu do Louvre

As imagens da esquerda são de Tianducheng e as da direita são de Paris e todas fazem parte do novo livro do fotógrafo François Prost, Paris, China, onde busca capturar esse fenômeno chinês de desenvolvimento imobiliário, inspirado em outros países. Se você curte fotografia, esse livro vai te interessar. Maiores informações podem ser acessadas aqui.

Deu saudade de Paris? Não deixe de conferir nossos posts sobre a maravilhosa capital francesa: