angry animal big carnivore
15 de outubro de 2020

Ande nos ombros de gigantes

Por leandrodall

Foi Isaac Newton que disse: Vi um pouco mais do mundo que outras pessoas porque me apoei nos ombros de gigantes.

Tenho pensado bastante nessa frase e cheguei à conclusão que não há nada de errado em se apoiar nos ombros de outras pessoas. É muito pesado acharmos que devemos pensar em tudo, saber de tudo, fazer de tudo. E também é uma grande ilusão, além de receita certa para uma vida de frustração.

Quando entendemos a vida como uma grande caminhada, onde o percurso é tão ou mais importante do que a chegada, percebemos em cada pedra, em cada buraco, em cada desvio, enfim, em cada acidente de percurso, verdadeiras oportunidades para crescimento. A pessoa que cruza a linha de chegada não pode ser a mesma que queimou a largada.

A melhor maneira de andar em ombros de gigantes é aprender com quem tem algo para ensinar. A Bíblia é o meu livro favorito porque foi inspirada pelo maior Gigante do Universo.

Caso queira aprender sobre investimentos, busque conselhos nos gigantes Warren Buffet, Howard Marks e George Soros. Há boas biografias sobre cada um desses caras e materiais gratuitos de abundância a um clique de distância. No momento, estou lendo A Bola de Neve, catatau de 800 páginas sobre a vida do maior investidor do mundo, Warren Buffet.

Caso queira aprender sobre psicologia para melhorar seu dia a dia e ter uma vida mais feliz, há também gigantes de sobra para você andar em seus ombros: Viktor Frankl, Dan Ariely, Daniel Kahneman, Robert Cialdini e Richard Thaler. Começaria com os livros Rápido e Devagar, Misbehaving e As Armas da Persuasão.

Caso queira aumentar seu apetite pelo risco de maneira responsável, o gigante Nassim Taleb é o cara. Sugiro começar com o clássico talebiano A Lógica do Cisne Negro.

Caso queira inspirar-se e viver uma nova história, o gigante Tim Harford pode te ajudar com seu delicioso livro Messy. Sonho Grande também pode te fazer levantar do sofá, assim como A Loja de Tudo que conta a história da Amazon. Se preferia algo próximo a ficção, O homem mais rico da Babilônia de George S. Clason é uma leitura gostosa.

Faça acontecer! Decida, hoje, andar nos ombros de gigantes e você verá a si mesmo e ao mundo de maneira diferente. Viva mais! Viva melhor! Seja a sua melhor versão!