Cuidado com a Black Fraude
Não é um tema novo. É recorrente e relevante, especialmente em tempos de consumo de vingança, onde o desejo de extravasar pode superar o bom senso.
Não tenho certeza se o inverno das viagens chegou ao fim. O fato é que destinos nacionais continuam em alta (e caros) e os internacionais (mais caros ainda especialmente pela desvalorização de nossa moeda) abrem as portas, aos poucos é verdade, para os viajantes brasileiros.
Nesse contexto, as promoções da Black Friday trazem aquela pontinha de esperança de encontrar alguma promoção de verdade para realizar a viagem dos sonhos tanto tempo adiada!
A grande questão aqui é como encontrar uma promoção que seja de verdade.
Não sei quanto a vocês, mas estou cansado de receber e-mails, ver anúncios no feed das redes sociais e por aí vai, recheados de técnicas de escrita persuasiva (só até amanhã, lista VIP, promoção nunca antes feita e blá blá blá), apenas para a gente se decepcionar depois (escrevemos mais sobre o tema aqui Não seja uma pessoa fácil (da série Os Segredos da Persuasão).
E nessa época de novembro o negócio fica mais sério ainda e a dúvida ainda permanece sobre o que realmente é uma promoção de verdade.
Sem mais delongas, vamos lá.

A regra básica é o motivo. Como assim?
Tudo na vida começa com os porquês (tipo o que as psicólogas cansam de falar para os pacientes). Sim, o motivo de fazer ou deixar de fazer algo é o determinante para uma decisão boa ou ruim. Comprar algo só porque está barato é, normalmente, o segredo para o arrependimento.
Se é algo que você deseja, tem buscado, procurado e, finalmente, sente que chegou a hora e tem o dinheiro necessário, é um bom sinal.
Não faça viagem de consolação. Você vai gastar dinheiro e vai se decepcionar. Só faça se realmente for o que você quer. É o primeiro ponto.
Sabendo o que você quer, o passo seguinte é a questão financeira. O comprar agora ou mais tarde vai depender do preço.
Para isso, a pesquisa, a evolução do preço do seu desejo de consumo (seu “precioso” por assim dizer), tem que estar na ponta da língua. O conhecimento liberta e faz você economizar uma grana. Vai por mim!
Conhecendo o preço histórico do que você busca, fica fácil identificar o que é furada e o que é oportunidade.

Sabendo o que você quer (motivação) e o quanto custa, o terceiro e último passo é atentar às condições da compra.
Normalmente, passagem e hospedagem em promoção tem algumas condições do quando podem ser utilizadas. Se você, como eu, ainda está procurando sua viagem descarrego de 2021, deve ter percebido o quanto as coisas estão caras. Então, se aparecer algo maravilhoso, fique atenta e atento para eventuais restrições de datas.
No caso de passagem aérea, atente também para os horários e eventuais conexões de voo. Será que vale mais a pena pagar um pouco mais e fazer voo direto ou passar um dia inteiro em trânsito, de classe econômica, e economizar alguns reais? You tell me…

E, por fim, caso queira saber mais sobre como fazer sua viagem sem intermediários, pagando mais e viajando melhor, conheça nosso livro AGORA VAI: VIAJANDO MAIS E MELHOR.
Lá falo muito sobre planejamento de viagem, como escolher sua passagem aérea, sua hospedagem, seus passeios, tudo com ferramentas que você encontra na internet (como o google), etc.
Tudo por apenas 10 REAIS.
Não é promoção, não é black friday, nada disso.
É o preço que considero justo para ajudar você e sua família a viajar mais e melhor.
Clique aqui e saiba mais!