9 de janeiro de 2022

Pizza de Nápoles no Brasil?

Por leandrodall

Quando tratamos de comida, esse assunto é sempre tratado com seriedade, especialmente se o prato for um dos mais queridos e apreciados, como é o caso da pizza.

Só na cidade de São Paulo, onde há cerca de 8.000 pizzaria, são servidas mais de um milhão por dia.

Entre os tipos de pizza, existe a chamada napolitana,  natural da cidade de Nápole,  onde teria sido criada por volta de 1700. E isso não é um mero detalhe.

Não é aquela pizza que costumamos pedir no iFood. Longe disso. Já começa que a tradicional pizza napolitana é individual, com quatro pedaços, e não oito.

Esqueça também os recheios exóticos.  Picanha, estrogonoff e hambúrguer em cima da redonda? Mas nem pensar.

A pizza napolitana é conhecida por ser recheada com poucos ingredientes, mas todos de muita qualidade.

Para ser considerada igual à da cidade que oeigina seu nome, seu diâmetro deve ser de até 15 cm, borda aerada entre 1 e 2 cm, espessura de 4mm e o molho feito manualmente com tomates sem casca.

Parecem muitos detalhes para você? Prepare-se que ainda não contei a melhor parte.

Preocupados com a globalização e a perda de tradições centenárias,  foi fundada em 1984, na cidade de Nápole, a Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) com o intuito de promover e proteger a verdadeira pizza napolitana (“Verace ou Vera Pizza Napoletana”).

Desde então, há todo um processo, que inclui envio de documentos e vídeos, além da visita de avaliadores, para conceder (ou nao) o selo de autêntica pizza napolitana.

No Brasil, apenas 17 pizzarias têm essa honraria (a lista você pode conferir aqui). E, o melhor é que tivemos o privilégio de conhecer um desses estabelecimentos, na cidade de Sorocaba.

Conheça a autêntica pizza napolitana, conheça a Lady Olive.

Com um salão bem espaçoso e bem decorado,  ideal para ir sozinho, acompanhado ou em grupos maiores, a Lady Olive oferece excelentes e deliciosas opções de pizza (inclusive veganas e vegetarianas).

Como comentamos, a pizza napolitana é individual.  Por sua massa ser macia e aerada,  deve ser comida sem talheres (com a mão mesmo) e regada no azeite.

A qualidade da pizza só é superada pelo atendimento do estabelecimento. Em todas as vezes que lá fomos, os atendentes sempre foram gentis, cordiais e profissionais.

Quer comer uma pizza diferente? Lady Olive não vai te decepcionar!

  • Endereço: R. Gustavo Teixeira, 492, Mangal, Sorocaba/SP;
  • Telefone: (015) 3222-9555;
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 18h às 22h;
  • Outras informações: http://ladyolive.com.br/

Buon Appetito!